Oclusão Dentária

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sobremordida profunda

Os dentes anteriores não possuem a forma e posição (inclinados para frente) para suportar forças demasiadamente pesadas, mas servem apenas para "guiar" os movimentos para serem triturados pelos dentes posteriores, que recebem as forças em direção ao seu longo eixo, permitindo suportar cargas mais vigorosas. Para que possamos ter essas "guias" é necessário que exista um trespasse entre os dentes, onde os inferiores, localizados por trás dos superiores, deslizarão sobre a superfície posterior dos dentes superiores, servindo como guia para a mastigação.
Em algumas situações, entretanto, podemos ter posicionamentos dos dentes que facilitam a ocorrência de traumas dentários, com repercussão na estrutura dentária ou nos tecidos de suporte dos dentes. Neste caso abaixo temos a demonstração da normalidade, e outro com os dentes inferiores em um “trespasse vertical aumentado ou profundo”, onde a força transmitida será maior devido à distância de deslocamento do dente inferior na superfície do superior. Em alguns casos esse trespasse é tão acentuado que ocorre a irritação da mucosa palatina (céu da boca) pelo trauma ocasionado pelos dentes inferiores durante a mastigação e também ocasionar traumas nos dentes superiores "empurrando-os" para vestibularizar (para frente).
Não é bem a minha praia, longe disso, mas procurei demonstrar o que ocorre, e porque ocorre, com as imagens de duas alavancas, que estão logo abaixo das imagens dos dentes.




Estas alavancas demonstram que mesmo com pesos semelhantes, a maior distância causa mais força sobre o ponto central. Como disse antes, não é minha praia, mas veja os exemplos, e se também desejar fazer os testes (muito legal, aliás), vá no link clicando aqui.